Translate

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Astronauta esculpido em igreja de mais de 500 anos é "mistério" na Espanha


 

 

Obras do tipo não são uma exclusividade espanhola, mas a região de Castela e Leão se especializou no assunto. Naquele ano, quando Barcelona sediava sua célebre Olimpíada, Salamanca se preparava para receber a exposição "As Idades do Homem", uma famosa mostra de arte sacra espanhola.
Para um evento desse porte, uma restauração seria bem-vinda à Nova Catedral. "Nova" naquelas. Como acontece em outras cidades europeias, é uma pegadinha de relatividade: ela começou a ser construída em 1513, enquanto a outra catedral em Castelo e Leão foi erguida entre os séculos 12 e 14.
Considerada um dos melhores exemplos do gótico tardio espanhol, segundo Rolf Toman, Barbara Borngässer e Achim Bednorz no livro "Churches and Cathedrals", a Nova Catedral tem uma "estrutura esquelética que cria um exterior monumental com interiores de proporções generosas". Ela foi concluída em 1733. Durante a restauração dos anos 1990, um artista chamado Miguel Romero, envolvido nas obras, decidiu deixar sua marca na lateral do templo. Era algo que, segundo o historiador Benjamín García-Hernández, em entrevista ao jornal espanhol "El Comercio", era corriqueiro na Idade Média.
Romero resolveu homenagear os avanços tecnológicos do século passado e tascou um astronauta em meio aos ramos. A ala ganhou também um dragão tomando sorvete.

Apesar de ser uma história relativamente nova e bem documentada, ela alimenta uma série de especulações absurdas. Tanto que sites sérios, dedicados a derrubar esses mitos criados na internet, precisam gastar tempo com o assunto. Mas não dá para negar. Toda essa mística de "Eram os Deuses Astronautas?" tem apelo, e o "astronauta de mármore" da Nova Catedral virou um dos pedacinhos mais procurados e fotografados da catedral. Em 2011, de acordo com o site "El Mundo", foi a vez de ele passar por uma restauração, após ter um braço vandalizado. Se a região espanhola não estivesse satisfeita com a intervenção/viagem no tempo de Romero, teriam removido o astronauta nessa oportunidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário